A palavra Páscoa vem do termo hebraico pesach, que significa passagem.
Independente dos seus significados religiosos, judaicos ou cristãos, (a passagem do êxodo do Egito, da escravidão para a liberdade, a passagem de Cristo da morte para a vida)
Independente do significado pagão e agrícola (a fertilidade e renascimento da natureza, a passagem do momento de semeadura para o momento da colheita)
Independente da origem verdadeira e dos povos que os comemora, gregos, egípcios, judeus, nações do oriente e do ocidente, todos em #2020, de forma universal, estamos em um mesmo momento de passagem.
Mais do que nunca Páscoa é uma data de esperança e união.
Esperança no nascimento e no renascimento, na ressurreição e da colheita, esperança da liberdade.
União de todos os povos em uma única dor, pra nos lembrar que somos todos seres humanos, igualmente vulneráveis e isso independe das nossas crenças.
Hoje é um dia pra lembrar que estamos em uma passagem. O mundo que conhecemos antes não será exatamente o mesmo, mas com certeza será mais forte.
As relações interpessoais serão mais valorizadas, a tecnologia ganhou seu espaço e estamos sendo abrigados a evoluir digitalmente anos em algumas semanas. Arte e ciência mostram seu valor incalculável. A economia pode entrar em colapso porque as pessoas passaram a consumir apenas o que realmente precisam, as necessidades serão repensadas.
A desigualdade ficou escancarada quando você viu que até poder ficar em casa é um privilégio. Depois deste cenário vamos continuar achando normal idolatrar a exposição do luxo nas redes sociais que tanto adoece pessoas?
É inevitável, estamos em um momento universal de passagem. E ele vem com esperança e vem com união.
Feliz passagem pra você!