Você merece o melhor

Hoje, justamente hoje eu fui surpreendida pelo contato out of the blue de duas pessoas que um dia já fizeram parte da minha vida. E as duas terminaram a conversa com um sincero “você merece o melhor”.

Eu digo “sincero” porque essa frase pode ser pura desculpa pra afastar o outro, parecendo o mais bonito a se dizer.

Hoje, justamente hoje que eu resolvi intimar o garoto: “Me faça feliz, poxa.” E ele me volta com “eu não posso mais te pedir pra ficar porque agora eu sei que não posso dar o que você merece.” Vulgo, “você merece melhor.”

“Você merece melhor”, ainda que sincero, está no topo da lista de frases que eu mais detesto junto com “eu não quero perder sua amizade”.

Eu não quero o melhor. Eu quero o que eu quero. Eu quero com defeitos e qualidades. Eu aguento aqueles defeitos que vão ficar ali pra sempre, eu só não posso aguentar quem tem o que melhorar mas não quer melhorar.

Até eu já deixei de acreditar e esperar por príncipe encantado no cavalo branco e vem homem pra cima de mim dizer que sou igual boneca de porcelana então era isso que eu devia ficar esperando? O melhor!

E cadê o melhor? Eu mereço, então me mostra onde ele está? Isso não existe! Não tem gente sem defeito, sem manias, sem segredos, sem passado.

Eu estou com bob marley quando ele disse que todas as pessoas vão machucar a gente, a sacada é saber por quais pessoas vale a pena ser machucado. Ninguém é perfeito e ninguém tem pensamentos exatamente iguais. Quando você gosta de alguém e vê o lado bom de estar com essa pessoa, você tenta amenizar o lado ruim; é tudo que dá pra fazer. No máximo conversar pra ver se tem jeito de melhorar, mas se não tiver, bola pra frente olhar para as qualidades!

Então, quer dizer que você tem que aguentar os defeitos da outra pessoa pra ser feliz? Não e sim. Claro que lado bom tem que ser maior que o ruim e é também muito importante que a imagem do futuro seja tão boa (ou melhor) que o passado. Quando um casal vive brigando e raros são os momentos bons, ou quando o casal vive e se sustenta de lembranças felizes que são melhores que o presente e ainda melhores que a perspectiva do futuro… aí o jeito é ou mudar de atitude ou mudar de estado civil.

O melhor não existe, então só posso concluir que quem me diz que eu mereço o melhor sem eu pedir, é porque não quer ser obrigado a ser qualquer coisa. Pra não ter esse trabalho, é mais simples encaminhar o serviço para outro. Ainda que a pessoa acredite fielmente que está apenas desejando algo bom. Uma outra alternativa mais sincera pra essa frase seria: “Você vale a pena, mas eu não quero essa pena. Quem quiser eu tenho certeza que será feliz”.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *