Todas as formas de ser feliz

Lucky Man – The Verve

Para comemorar a minha tatuagem!

Já falei aqui o quanto eu aprendi a respeito da felicidade; que ela não está no lugar em que eu estou, mas dentro de mim, e eu decido ser feliz. Mas ainda há muito sobre isso que eu gostaria de falar! Preparem seus óculos coloridos e vamos pular dentro de um buraco rabiscado de giz que há no chão, você consegue? Se não conseguir, pode fechar esta janela, porque você ainda não está preparado.

Sabe quando o vento bate no seu rosto, e te faz cócegas com os seus fios de cabelos rebeldes? E quando você passa numa rua e o vento faz as folhas das árvores dançarem à sua frente, em redemoinhos. Você consegue ficar alegre vendo um cena dessa ou nem se quer repara?

Prepare o seu coração, filhinho, porque a vida é feita de muitos momentos como este. Se você só reparar no trânsito na volta do trabalho: o semáforo que demora pra abrir, o barulho da buzina, você vai perder o pôr-do-sol que está lá, na sua frente “te chamando de banguela”.

Ser feliz é uma questão de saúde. Se você não tem um sorriso no rosto no final daquele dia de trabalho, o que mais você terá? Lembro do dia que eu comprei um hambúrguer maluco numa estação do metrô; deveria ser quase 23h e a moça que me atendeu sorria tanto que me contagiou. Tá, eu já vivo rindo, ela não precisava ter me contagiado, mas vi quantas pessoas passaram por ali e se quer olharam nos olhos dela. Passar adiante um sorriso também é questão de saúde!

Eu brinco que “tudo tem três lados”, algum dia eu falo sobre isso, mas é verdade… nada é uma coisa só. Não existe algo totalmente ruim, sempre temos o que aprender, uma lição pra tirar de cada obstáculo. O quanto antes você aprender (quem sabe seja ouvir mais, ser mais gentil) mais rápido você sairá da situação ruim.

A nossa perspectiva sobre a vida também pode nos ensinar a ser mais felizes! Se você só olha as coisas pelo seu lado ruim e não consegue ver nada de bom, você precisa de tratamento urgente!

Eu estava voltando do Maracanã meio triste no domingo (por termos perdido o jogo), peguei meu celular e disse: “vou tirar uma foto da derrota”. Quando que eu apontei a câmera pra mim, ao invés de permanecer com a cara de derrota, eu abri um largo sorriso! Na hora eu abaixei a câmera e disse: “esquece, eu não consigo não rir”. Então meu amigo disse: “Polyanna, smile shutter nunca funcionaria com você, a câmera não ia parar de disparar =D”. Eu ri disso. E é mesmo. O que mais eu tenho? Eu sei que tenho meu sorriso. Eu sei que as pessoas que estão ao meu redor podem contar com ele.

A palavra CONTENTE significa muito pra mim. Você já ligou esta palavra a CONTENTAR-SE? É, assim fica parecendo algo ruim. “Contentar-se” se tornou uma expressão péssima para a nossa cultura, porque significa “entregar os pontos”, “não querer mudar”, “achar que o pouco já é o suficiente”. Mas contentar-se significa se satisfazer, tornar contente. Não quer dizer que você não vai mudar, nem melhorar, mas que enquanto as coisas não mudam você pode estar contente.

Você não precisa “se contentar” com tudo e viver na mesma, mas deveria tentar se tornar contente com tudo o que tem, com tudo o que você é. Aprendendo a se amar do jeito que você é, eu tenho certeza que a sua capacidade de ir além será muito maior. Considere-se todos os dias uma pessoa de sorte. Torne suas palavras positivas. Tente não reforçar o negativo, começando as frases com o “Não”. Tente mudar para “Ainda não”. “Eu ainda não sei tocar bateria”. “Eu ainda não sei tirar uma boa foto”. Faça um teste. E mude sua concepção da expressão “se contentar”.

E a tatoo? É para sexta-feira. Na hora da dor eu vou pensar em como vai ficar linda quando terminar! Depois eu posto uma foto em algum lugar.

Para procurar digite enter e para fechar ESC